Melhorando a terceira idade!
Já acabou a época em que se pensava que terceira idade era sinônimo de reclusão, incapacidade e dependência. Para que cada vez mais esta fase da vida torne-se a Melhor Idade,e envelhecermos com saúde, o exercício físico é a chave.
A atividade física é um elemento de grande ajuda para que isto ocorra e gere a saúde e independência tão desejada na maior idade.
No processo do envelhecimento convivemos com a Sarcopenia e Osteopenia, que significam perda da massa muscular e óssea, respectivamente. Este é um processo fisiológico, ou seja, todos passaremos por isso, pois faz parte do ciclo de vida do corpo humano. Retardar seu impacto no dia a dia, melhorando a qualidade de vida do idoso, depende de atividades preventivas.
O exercício resistido também ajuda a prevenir e/ou retardar outras doenças como hipertensão arterial, diabetes, distúrbios da memória, além de ajudar na agilidade, resistência e flexibilidade.
Temos assim um idoso fisicamente e mentalmente confiante e feliz para aproveitar tudo que os anos que vêm pela frente têm a oferecer.
João Pires
Saúde na Melhor Idade – Treinamento físico individualizado
Comentários