Carboidrato ou Gordura?
E agora José?
Publicado no dia 29 de Agosto deste ano no Jornal The Lancet o estudo PURE. Realizado em 18 países de 5 continentes diferentes, em pessoas de 35 a 70 anos, avaliou a associação entre a ingesta de carboidratos e gorduras com a mortalidade total e com a doença cardiovascular em 135.000 indivíduos.
O Jornal é de grande renome e seriedade no meio científico e o estudo contém um número importante de indivíduos de diferentes lugares. Os achados foram muito interessantes, geram dúvidas se estamos no caminho dietético correto e vêm a reforçar a necessidade de uma reflexão/ mudança na dieta atual.
Os Achados
A alta ingesta de carboidratos (açúcar, frutose, mel, farinhas, massas, pães, arroz, batata, doces, mandioca…) foi associada a um aumento do risco da mortalidade total mas não com o risco de doença cardiovascular ou mortalidade por doença cardiovascular. A ingesta de todos os tipos de gorduras associadas ou isoladas foram relacionas a uma diminuição do risco de mortalidade total. Uma grande ingesta de gordura saturada foi associada a uma redução no risco de derrame cerebral. Gorduras totais e saturadas (carnes, manteiga, óleo de coco, cacau…) e insaturadas (óleo de amendoim e de algumas nozes, óleo de abacate, óleos de peixe, óleos vegetais como o de girassol, azeite de oliva) NÂO foram significativamente associadas com o risco de infarto do miocárdio ou mortalidade por doença cardiovascular.
Interpretação
A alta ingestão de carboidratos estava associada com um maior risco da mortalidade total . As gorduras totais e os tipos de gorduras(saturadas e insaturadas) NÂO estavam associados com doença cardiovascular, infarto do miocárdio e mortalidade por doença cardiovascular enquanto que as gorduras totais e os tipos de gorduras( saturadas e insaturadas) estavam relacionados a uma baixa da mortalidade total. As gorduras saturadas apresentaram uma relação inversa com derrames cerebrais (quanto maior seu consumo, menor o risco de derrame).
Os autores do artigo concluem:” As orientações dietéticas Globais deveriam ser reconsideradas visto estes novos achados.”
Então, no que se refere a manteiga e a gordura animal elas também têm uma história similar à do ovo? Pelo o que esse estudo tem demonstrado – Sim. Mas acredito que não preciso falar novamente que sempre necessitamos utilizar de bom senso e moderação para não exagerarmos na quantidade de determinados alimentos e com isso não fazermos uso de outros tão/quanto bons e com tantas propriedades salutares. A natureza é sabia e nos oferece vasta variedade e devemos desfrutar sempre de tudo – um pouco.
Comentários