MODULAÇÃO INTESTINAL
“Tratar o corpo a partir dos Intestinos!”
Sim, eu, e inúmeros cientistas e profissionais de saúde acreditamos que uma grande parte de doenças começam nos intestinos.
Doenças que ocorrem no envelhecimento, doenças cardíacas, depressão, diabetes, reumatismos, Alzheimer, doença de Parkinson…parece que uma gama extensa de doenças possuem um denominador comum, uma mesma origem : o mal funcionamento do nosso trato gastrointestinal e o desequilíbrio entre as mais diversas espécies de bactérias e microorganismos, nossos companheiros desde que somos concebidos.
Nos dias de hoje, onde impera o consumo de alimentos industrializados, medicamentos, excesso de trabalho, preocupações, falta de sono, ingesta de líquidos que não água ou ingesta de poucos líquidos e mais outros hábitos da vida “moderna”, acabamos por destruir um elaborado e complexo mecanismo de preservação do nosso eu saudável, que começa na boca e termina no ânus.
Numerosos artigos científicos de renomadas revistas têm demonstrado que a nossa saúde, a prevenção de doenças e um envelhecimento saudável e com qualidade de vida dependem do bom funcionamento do trato gastrointestinal. E ainda têm -se descoberto novas funções e novas interações entre este órgão e o restante do nosso corpo.
Quando ingerimos algo, trazemos o meio externo para dentro com bactérias, parasitas, nutrientes, substâncias químicas e etc. Na parede intestinal se define quem entra e quem sai do nosso corpo, é a porta de entrada para nosso interior, zona de fronteira que tem o maior e mais elaborado sistema de vigilância, policiamento e defesa do nosso organismo: Sistema Imune Associado ao Intestino. Este sistema é composto pela microbiota, as células intestinais que compõe a parede (chamadas de enterócitos), as junções entre estas células, as células produtoras de muco e ácido e os mais diversos tipos de células de defesa: os anticorpos e as substâncias produzidas por eles.
É a quebra dessa barreira/fronteira intestinal a causa de uma boa parte das doenças que foram citadas acima. Quando perdemos a barreira nossos anticorpos entram em guerra, ficam alertas e lutando o tempo todo, aumentam seus ataques, suas forças, produzem várias substâncias químicas e esse processo é chamado de inflamação. Esta inflamação pode acontecer só a nível intestinal ou pode atingir qualquer órgão. Podemos ter sintomas já no início, ou somente quando já estivermos adoecidos, isto é muito particular.
Após o conhecimento dos processos e células envolvidos nessa barreira/fronteira acreditar que só tomando probióticos (ou um iogurte) tudo se resolve, ou que se fazer cocô todos os dias está tudo funcionando perfeitamente, é ser muito simplista.
Modular o Trato Gastrointestinal é prevenir doenças, é gerar saúde com medidas que vão além do que a mídia, os leigos e os profissionais com um conhecimento superficial nos propõe.
A modulação intestinal que pratico baseia-se num programa elaborado por Jeffrey Bland cofundador do Instituto de Medicina Funcional nos Estados Unidos, uma instituição focada no organismo em sua integralidade e no tratamento das causas primárias dos desequilíbrios e doenças. Somado a esse programa, a sua expansão realizada pelo Professor Murilo Pereira, um estudioso professor e nutricionista e as orientações dos cursos que fiz com a Dra. Denise de Carvalho, gastroenterologista.
O programa consiste em 6 Rs:
1.Remover bactérias nocivas, parasitas e alimentos prejudiciais.
2.Reparar a parede intestinal
3.Restabelecer o funcionamento adequado da digestão, absorção de nutrientes e sua eliminação
4.Reequilibrar a saúde com mudanças de estilo de vida, atividade física, sono, redução do estresse
5.Receitar probióticos e prebióticos com muito critério, pois depende de cada caso.
6.Reavaliar as condições de saúde após o primeiro ciclo do programa e se for necessário repeti-lo periodicamente, visto que a manutenção da saúde requer um esforço contínuo e para toda vida.
Restabelecer a saúde e continuar trabalhando sempre, para mantê-la.
Ao me procurar para tratar sua doença ou prevenir doenças ou para envelhecer com qualidade de vida, eu começarei a partir do seu intestino e da sua dieta, não estranhe, porque, para mim, até as evidências provarem ao contrário, é lá que tudo se inicia.